Texto e Espetáculo na Atualidade

 

Objeto de Conhecimento: Contextos e Práticas

Habilidade (BNCC): (EF69AR25) Identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral.

Referência: MUNIZ, Mariana et al. Rumos da arte. Ensino Fundamental : 6.º ano. São Paulo: Editora SM, 2018.

ERA UMA VEZ…

Se pararmos para pensar o quanto evoluímos ao longo do tempo, certamente iremos nos surpreender com toda a nossa capacidade.

E quando estamos falando em evolução, nos referimos a tudo! Quer um exemplo?

Nascemos e com toda a nossa fragilidade, mesmo sem uma consciência formada, encontramos formas de expressar o que queremos. O choro, por exemplo, pode dizer que estamos com fome, que algo nos incomoda, etc.

Com o passar dos meses e com o domínio da fala, aprendemos a pedir, a expressar o que estamos sentindo… e assim vamos crescendo e aprendendo.

No mundo da arte, a evolução também está presente. O teatro, nosso objeto de estudo nesta unidade, sofreu muitas modificações ao longo do tempo e hoje, com os recursos tecnológicos que temos, é possível pensar novas formar de expressão teatral, sendo incorporado elementos de sons, imagens, sensações, dentre outras formas.

Assim, para expressar melhor a história contada nos espetáculos, muitas peças teatrais podem ser adaptadas e contextualizadas para a realidade em que estamos vivendo. Isso torna os clássicos do texto teatral mais dinâmico, moderno e universalizado.

Com certeza você já deve ter escutado falar sobre O AUTO DA COMPADECIDA.

Trata-se de uma peça teatral em forma de auto, em três atos, escrita pelo autor brasileiro Ariano Suassuna em 1955. Sua primeira encenação aconteceu em 1956, no Recife, em Pernambuco.

O sucesso do texto foi tão grande que no teatro ele foi encenado por diversos anos e chegou às telas no formato de filme e de minissérie.

Esse é um bom exemplo de como um texto teatral pode ser adaptado para atingir um maior número de espectadores ou ser difundido em outros meios.

Para pensar um pouco!

Quando estamos falando em teatro como um produto cultural, é preciso pensar também tudo e todos que envolvem o desenvolvimento dessa arte.

O Teatro, como acontecimento, envolve não só o ator, mas, os autores, técnicos, produção, equipe de publicidade, além dos espectadores, que somo nós.

Nós já vimos anteriormente que o teatro pode envolver diversos outros recursos para a sua realização e ser encenado, isto é, dramatizado em vários lugares que podem ser abertos ou fechados.

Ao longo do tempo, o fazer teatral passou por muitas transformações, tanto na forma de atuar, quanto na finalidade das apresentações, assim, diversos espaços que antes eram utilizados para outros fins viraram ou são utilizados como espaços cênicos.

Na sua comunidade existe algum espaço cênico?

Tenho certeza que sim! É só pensar nas praças, pátio das escolas, palcos, igrejas, quadras, dentre outros locais privados ou não.

Considerando tudo o que nós estudamos no livro didático e no neste material complementar, responda a atividade proposta.

Atividade

  1. Observe a comunidade em que você mora, a sua rua, os equipamentos públicos que existem no entorno da sua casa ou do seu bairro e enumere 03 espaços que podem ou poderiam ser utilizados como espaços cênicos.

Espaço 1: _________________________________________________

Espaço 2: _________________________________________________

Espaço 3: _________________________________________________

  • Para auxiliá-lo(a) a compreender os usos dos diversos espaços como espaços cênicos, assisto a um vídeo sobre a Companhia Arte da Comédia, de Curitiba (https://www.youtube.com/watch?v=nDpHGsNRDqc) e despois responda:
  • Em qual espaço cênico a companhia desenvolve sua atividade teatral?

  • Quais os elementos (artísticos ou não) são utilizados pelo grupo para dar forma ao espetáculo?